quinta-feira, 2 de junho de 2011

Recepção dos Feras de História 2011.1

Entre os dias 11 e 15 o Diretório Acadêmico de História Francisco Julião promoveu junto aos estudantes recém chegados do 1° período a Semana de Recepção dos Calouros 2011.1. Neste evento uma série de conferências e conversas horizontais entre convidados professores, coordenadores e alunos foi estabelecido no horário entre as 18:00 e 19:00 horas. O convite dos palestrantes foi pensado com o objetivo de apresentar aos estudantes a estrutura, o funcionamento, o caminho e as pessoas que Irã tomar contanto durante todo o seu curso.
No primeiro dia, 11, contamos com a presença da Coordenadora da Graduação de História, a professora Virgínia Almoêdo. Nesta conversa os alunos conheceram as diferenças estruturais entre o curso de Licenciatura e Bacharelado em História, bem como as questões burocráticas envolvidas nas mudanças dos dois perfis. Foi citado e debatido idem questões referentes a importância do voto dos estudantes nas eleições tanto departamentais quanto de reitor.
No dia 12, na terça-feira, o Diretório Acadêmico de História Francisco Julião e outros alunos mais experientes apresentaram uma série de informações referentes à conjuntura do Movimento Estudantil à nível da universidade, Estadual e Nacional e onde os alunos recém-ingressos na universidade se inseriam; a questão do registro da profissão historiador e os tramites políticos. Informações e dicas acadêmicas também foram colocadas e debatidas pelos alunos presentes.
Na quarta-feira sucedeu-se a conferência magistral do professor Luciano Cerqueira. Sobre a Temática Considerações Metodológicas sobre a História o professor Cerqueira deu uma verdadeira aula sobre o objeto História, as concepções de História, o papel do historiador e vários outros aspectos relevantes da profissão.
Por fim, no dia 15, na quinta-feira, contamos com a honrosa presença de Levi Rodrigues, secretário do curso de História que tirou muitas dúvidas sobre matrícula, tipos de disciplina, jubilamento e principalmente, apresentou e explicou o funcionamento e função dos laboratórios do curso de História especialmente o LAPEH – Laboratório de Pesquisa e Ensino de História. Neste mesmo dia, no segundo bloco contamos com a presença de Evanise Souza, Coordenadora da biblioteca do CFCH, que explanou sobre o funcionamento da Biblioteca do centro e tirou muitas dúvidas sobre as questões referentes a mesma.
No vídeo abaixo esta gravada a referida aula com o professor Luciano Cerqueira. O áudio, devida as condições de gravação, está com alguns ruídos que diminuem no decorrer da palestra, contudo o conteúdo é perfeitamente compreensível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário