sexta-feira, 1 de julho de 2011

Regulamentação da profissão do Historiador: Entrevista com o Senador Paulo Paim

Aos estudantes de História, futuros Historiadores:

Como todos tem ciência existe um Projeto de Lei de autoria do Senador Paulo Paim que rege sobre a regulamentação da profissão do Historiador.
Encaminhamos abaixo o link do Senado Federal para a conferência do PLS:

http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=92804

Ainda, disponibilizamos abaixo uma entrevista com o referido senador sobre esta tão cara temática para nós:


História para Historiadores

Senador conversa com o Café História sobre projeto de lei de sua autoria que pretende regulamentar a profissão de historiador no Brasil
Ele não é historiador, mas seu trabalho está prestes a mudar o estatuto de milhares de historiadores brasileiros. Podemos definir desta forma a importância do novo entrevistado do Café História, o Senador Paulo Paim (PT-RS), autor do projeto de lei que prevê a regulamentação do ofício de historiador, no Brasil.

Nascido em 15 de março de 1950, em Caxias do Sul, Paulo Paim é metalúrgico formado pelo SENAI. Foi deputado federal de 1987 a 2002. Desde 2003 é senador, eleito no pleito de outubro de 2002 pelo PT com 2.102.904 votos (19,07% dos votos válidos), pelo estado do Rio Grande do Sul. É filiado ao Partido dos Trabalhadores.

Para saber mais sobre o projeto do senador que afeta a todos os historiadores do país, confira abaixo uma entrevista exclusiva que o Café História fez com o senador.


CAFÉ HISTÓRIA -Senador Paulo Paim, antes de tudo, muito obrigado por aceitar a entrevista do Café História. Recentemente, o seu projeto de lei para a regulamentação da profissão de historiador tem sido tema de grandes debates em nossa rede. Por isso, é uma grande honra poder escutá-lo. E começamos nossa conversa resgatando o surgimento de sua proposta: por que regulamentar a profissão de historiador? Quando e como surgiu a idéia? 

SENADOR PAULO PAIM - Sou eu quem agradece a oportunidade de conversar com vocês neste espaço. Sobre a pergunta, o projeto nasceu das inúmeras reivindicações da categoria. Consideramos o pedido justo, afinal, os profissionais da área precisam ter seus direitos reconhecidos. Mais que isso, reconhecer e regulamentar a profissão é mostrar aos historiadores que o país valoriza o trabalho e os profissionais.

CAFÉ HISTÓRIA -O que falta para que o projeto de lei seja totalmente aprovado e posto em prática? Quanto tempo isso deve demorar? Ainda há possibilidade de alteração do texto? 

SENADOR PAULO PAIM - Para que a matéria vire lei, é necessário que a Câmara vote e aprove a matéria da forma como saiu aqui do Senado. Se houver alteração na Câmara, a matéria retorna ao Senado. Infelizmente, não podemos prever o tempo de tramitação, pois isso dependerá da tramitação na Câmara. Nesse ponto digo sempre que o rufar dos tambores nas ruas deve se fazer ouvir aqui no Congresso. Pressionar é sempre um bom caminho.

CAFÉ HISTÓRIA -Senador, qual a opinião de seus colegas senadores sobre esse projeto de lei? Quais deles estão mais empenhados na defesa dessa “causa”? 

SENADOR PAULO PAIM - A aprovação da matéria, por unanimidade, demonstra que todos os senadores são favoráveis a nossa proposta. Foi um trabalho coletivo. Eu sou o autor e o relator é o senador Cristovam Buarque.

CAFÉ HISTÓRIA - Alguns pesquisadores autônomos e pesquisadores de áreas co-relatas temem que a lei possa vir a ser prejudicial aos não-portadores de diploma em história. Isso é verdade? 

SENADOR PAULO PAIM - O reconhecimento da profissão vai exigir que as pessoas tenham diploma. Espero que a iniciativa não venha a trazer prejuízo para os pesquisadores que se debruçam sobre a História.

CAFÉ HISTÓRIA - Como evitar que a regulamentação da profissão priorize regras, normas e pré-condições, deixando em segundo plano aquilo que é primordial na pesquisa histórica, ou seja, o livre exercício crítico e a ética na pesquisa? 

SENADOR PAULO PAIM - As normas e regras devem existir para que haja organização e eficiência no trabalho. Com certeza, o equilíbrio é a receita. Acredito que bem equalizados, estes itens só contribuirão para que o exercício crítico e a ética sejam sempre a prioridade na pesquisa histórica.

CAFÉ HISTÓRIA - A regulamentação da profissão pode ser um primeiro passo para a constituição de Conselho Regional ou Nacional de História? Qual o impacto da aprovação dessa lei para os cursos de Ensino Superior em História? 

SENADOR PAULO PAIM - Certamente pode vir a ser a primeira de muitas conquistas para a área. Acredito que a partir da regulamentação haverá mais procura pelos cursos, sem falar na questão da valorização dos cursos e dos profissionais.

CAFÉ HISTÓRIA - Senador, conforme vimos nos últimos anos, a regulamentação de profissões, no Brasil, vem provocando grandes celeumas. Enquanto busca-se regulamentar a profissão de historiador, os jornalistas, por exemplo, vêem a sua profissão passar grandes mudanças, como a queda da obrigatoriedade do diploma do Ensino Superior. Qual a sua opinião sobre essa exigência para o exercício do jornalismo? 

SENADOR PAULO PAIM - Acredito que é necessário aprovarmos a regulamentação da profissão de jornalistas. É preciso que se entenda que há uma diferença entre escrever bem e ser um bom jornalista. Além do mais, a não regulamentação da profissão, a meu ver, faz com que o jornalismo brasileiro perca muito no aspecto de independência e investigação. Os profissionais, por sua vez, precisam ter respeitado o fato de que se prepararam para atuar.

CAFÉ HISTÓRIA - O senhor acredita ainda na regulamentação de outras profissões? Quais? 

SENADOR PAULO PAIM - Sim. Acredito. É preciso termos claro que regulamentar profissões é garantir direitos para os trabalhadores. Por isso, sou a favor de diversas categorias. De minha autoria, por exemplo, apresentei a regulamentação dos profissionais da educação física, dos comerciários, motoristas, ortoptistas.

CAFÉ HISTÓRIA - A regulamentação da profissão certamente vai ajudar a criar novos postos de trabalhos e estabilidade para os profissionais da área. Mas será que, no futuro, a história pode ser alvo de delimitações que partam da política e não do meio intelectual/acadêmico? 

SENADOR PAULO PAIM - Não sabemos exatamente o que poderá acontecer no futuro, mas a responsabilidade do legislador é estar à frente do seu tempo. Cumpri com o meu dever olhando para o presente e apostando num futuro diferente. Se ficarmos paralisados que futuro teremos? A regulamentação da profissão é um marco e é responsabilidade de todos os profissionais da área ocupar este espaço que é naturalmente seu.

CAFÉ HISTÓRIA - Senador, centenas de leitores e associados do Café História receberam com entusiasmo a aprovação do seu projeto na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. O que o senhor poderia dizer a esses mais de 19 mil estudantes, pesquisadores e professores de história? 

SENADOR PAULO PAIM - Em primeiro lugar parabenizo a todos por terem conquistado essa vitória, afinal, ela não é minha, mas de cada um vocês. Em segundo, quero que saibam que me alegra ver a luta de vocês que escolheram essa belíssima profissão. Nosso país precisa, cada vez mais, de pessoas que se interessem pela área, pois apenas quem conhece o rumo dos acontecimentos pode olhar para o futuro e nos auxiliar a trilhar um belo caminho. Por isso, mais uma vez, parabéns a todos sejam estudantes, pesquisadores e professores. Sei que o caminho que vocês escolheram nem sempre é o mais fácil, mas certamente é um dos mais importantes e belos para a história de nossa gente. Tenho certeza que a felicidade de vocês é também a minha. Quando coração de vocês bater mais forte com a conquista alcançada, podem ter certeza que o meu explodirá de satisfação. Abraços a todos.

3 comentários:

  1. Рекомендую скачать [url=http://softzero.ru/skachat/besplatnyy-antivirus-zillya-skachat-besplatno ] программу[/url] [url=http://dlya-vzloma.ru/kombohacker.html ]для взлома[/url] , которой я лично [url=http://vzlomal.ru/content/vzlom-parolya-stranicy-odnoklassnikov-ru-skachat-besplatno-programma-dlya ]взломал[/url] [url=http://mailhacker.ru/]пароль[/url] своей подруги, программа сможет [url=http://vzlomat.ru/soft/49-vzlom-pochty-yandeks-i-mailru.html ]взломать[/url] что угодно.
    Оцените рабочую Программу для взлома смс архивов
    Программа для взлома платных смс архивов, и платных самораспаковывающихся архивов, Вам больше не нужно отправлять смс-ки на короткие номера

    [url=http://vzlomat.ru/soft/14-vzlomshhik-platnyx-arxivov-cracksms.html]Скачать СЕЙЧАС[/url]

    Если есть вопросы можете [url=http://dobavit.com/]добавить[/url] меня в [url=http://skachat-skype-besplatno.ru/russkaya-versiya.html ]skype[/url]: Vzl4442OM , [url=http://vzlom-icq.ru/]ICQ[/url]: 588272176 или написать на [url=http://mailhacker.ru/]почтовый ящик[/url],я как закончу [url=http://tour-fly.ru/tags/%E1%E0%F2%FB/ ]горячий тур[/url] сразу отвечу. Но это однозначно самая лучшая [url=http://programma-dlya-vzloma.ru/]программа для взлома[/url], я ей пользуюсь [url=http://bez-raboty.ru/]на работе[/url].

    ResponderExcluir
  2. I'm right here to assist get your web site off to a fantastic commence. Don't be one of these that wished that they had completed it much better the first time, then consider on the job, and expense, of beginning over. Your web site reflects what you as well as your organization or pastime are all about.

    I'm able to offer low-cost, user-friendly, custom made designed web sites for a broad range of companies, organizations and teams.Furthermore, it shouldn't price a fortune to obtain you began. I will support guide you by means of the procedure as well as warn you after i believe you may be obtaining in above your head, or past your budget.

    Here are some hight top quality solutions for a resonable cost:

    Front-End Development
    Custom web site design
    Affordable web site design
    E-Commerce website design
    Corporate Website Design
    Innovative website design
    Static Web Design
    Website maintenance
    Web site re-designs
    SEO Services
    Logo Design

    Please look around the site for further information about the [url=http://www.adrianbotea.com]web designer[/url] services that I am able to offer and to see examples of websites that I have designed

    --------------------------------

    [url=http://www.adrianbotea.com/seo-services][img]http://www.adrianbotea.com/seo-moz.png[/img][/url]

    ResponderExcluir
  3. uT1T0f http://boots4u.webs.com aT6G3l [url=http://boots4u.webs.com/]baby uggs[/url] dX6Q2y womens ugg boots aG4M2w
    tV1O2z http://www.bootsssaleukcheap.info wG1C3g [url=http://www.bootsssaleukcheap.info]ugg boots uk sale[/url] pM4O9f cheap uggs uk qB1U6t
    gE2M5a [url=http://cheaprealboots.webeden.co.uk]cheap real ugg boots[/url] qU2O1s cheapest ugg boots fQ3R7w
    sM1S2j http://cheaprealboots.webeden.co.uk
    fQ6O4y http://www.bootssoutletclearance.info hY8I7h [url=http://www.bootssoutletclearance.info]ugg outlet[/url] sW8D4t ugg australia outlet fV9U3v
    zQ2D2x http://cheapbootsoutlets.webs.com vP2P4p [url=http://cheapbootsoutlets.webs.com]ugg usa[/url] lH0E2m uggs on sale cheap fH4O3z

    ResponderExcluir