quinta-feira, 2 de junho de 2011

Iniciação Científica - PIBIC e CONIC 2010

A Iniciação Científica é uma das práticas acadêmicas mais importantes para os futuros pesquisadores de todas as áreas, por isso, durante os dias 24 e 26 de novembro de 2010 realizou-se o XVIII Congresso de Iniciação Científica (Conic) da UFPE com o tema “Educação e Sociedade”. Este evento anual aconteceu no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade tendo participado inscritos de todas as áreas e departamentos da Universidade como ouvintes, apresentadores de pesquisas PIBIC e avaliadores.
Este ano o XVIII Congresso de Iniciação Científica (Conic) da UFPE homenageou professora Silke Weber do Departamento de Ciências Sociais. Em conjunto aconteceram também o II Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Coniti) e a VI Jornada de Iniciação Científica (Joic) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e uma série de Mini-Cursos gratuitos vinculados a tais eventos.
Durante o CONIC são apresentadas as pesquisas de Iniciação Científica de todos os estudantes da UFPE vinculados ao órgão financiador federal CNPq, com bolsa PIBIC voluntária ou remunerada. Nesta apresentação final as conclusões das pesquisas de todas as áreas são apresentadas e avaliadas por professores pontuados para tal. Por fim, após a avaliação, as melhores pesquisas dividas por áreas são elencadas e os alunos responsáveis pelo desenvolvimento das mesmas são premiados.
Nesta edição do XVIII Conic-2010, o curso de História teve um representante entre as três pesquisas premiadas da área de Ciências Humanas. O trabalho intitulado VIAGEM, RETÓRICA E ALTERIDADE: IBN BATTUTA E A RIHLA apresentado pelo aluno do 8° período do Bacharelado em História Bruno Rafael Véras de Morais e Silva foi premiado como segundo colocado nas pesquisas da Área de Ciências Humanas.
A referida pesquisa foi orientada pelo Professor José Bento Rosa da Silva, vinculado ao departamento de História e professor da disciplina de História da África. O aluno Bruno Véras é também o atual Coordenador Acadêmico do DAHISFJ - Diretório Acadêmico de História Francisco Julião, da Gestão “História à Contrapelo” e monitor da Disciplina História da África junto ao seu professor orientador.
O projeto, sob o título original Crônicas de uma África e a Retórica da Alteridade: Ibn Battuta e o Magreb Medieval (1304-1377), inserido na perspectiva da História Cultural tinha como objetivo fazer uma análise das estratégias literárias e conceituais utilizadas pelo cronista viajante marroquino Ibn Battuta do século XVI ao descrever o “Outro” dentro de uma Retórica da Alteridade. Nesta pesquisa, foram analisados principalmente a Rihla (Literatura de Viagem) de Ibn Battuta, quanto amiúde alguns elementos da cartografia muçulmana medieval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário