terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Sessão de Filmes do IV CURSO DE FÉRIAS

O IV Curso de Férias de História da UFPE promovido pelo DAHISFJ, Luz, Câmera e História: Diálogos entre a Sétima Arte e a História, terá um dia de sua programação (03/03, quarta-feira) dedicado à exibição de filmes e debates temáticos incentivados pelos docentes do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco e por pesquisadores da temática.
Abaixo seguem os filmes e os ministrantes dos debates temáticos:

Adeus, Lênin! (Good Bye, Lenin!), 2003. Direção: Wolfganger Becker. Duração: 118 min.

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander, temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos.

Ministrante: MICHEL ZAIDAN FILHO
Sala de Exibição: Sala 23 (2º Andar)

Batismo de Sangue, 2007. Direção: Helvécio Ratton. Duração: 110 min.

São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito, Betto, Oswaldo, Fernando e Ivo passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella. Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas. Inspirado no livro no livro homônimo de Frei Betto.

Ministrante: MARIA DO SOCORRO ABREU E LIMA
Sala de Exibição: Sala Multimídia (1º Andar)


Clube da Luta (Fight Club), 1999. Direção: David Fincher. Duração: 140 min.

“As coisas que você possui, acabam possuindo você!” Tyler Durden com um forte discurso de cunho ideológico enreda uma das tramas mais polêmicas da década de 1990, tomado como a Laranja Mecânica de seu tempo, o filme de David Fincher inspirado em romance homônimo de Chuck Palahniuk, longe de retratar apenas uma crítica ao consumismo e aos dramas psicológicos pode nos trazer um debate interessante em suas entrelinhas. É o que propomos nesta discussão.

Ministrante: MICHEL GOMES DA ROCHA
Sala de Exibição: Sala F (1º Andar)


Narradores de Javé, 2003. Direção: Eliane Caffé. Duração: 100 min.

Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. Ao se depararem com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento relembrando (ou inventando) grandes personalidades e eventos históricos do local para escapar da destruição. Mas a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

Ministrante: HUMBERTO DA SILVA MIRANDA
Sala de Exibição: Sala de Vídeo (4º Andar)


Ninotchka (Ninotchka), 1939. Diretor: Ernst Lubitsch. Duração: 110 min.

Nina Yakushova, uma fria agente comunista, é enviada à Paris para descobrir o que se passa com três camaradas representantes do Governo, que demoram para cumprir uma missão — negociar uma jóia. A princípio dura com seus conterrâneos, mas aos poucos, ela acaba sendo sucumbida pelo capitalismo e seduzida por Leon d’Algout, um charmoso playboy, cuja companhia é fundamental para poder conhecer os luxos do Ocidente e do sistema capitalista.

Ministrante: SUZANA CAVANI ROSAS
Sala de Exibição: Sala de Vídeo (11º Andar)






Sexta-Feira (Man Friday), 1957. Direção: Jack Gold. Duração: 115 min.

Man Friday é um filme de 1975, dirigido por Jack Gold, que faz uma adaptação irreverente do romance de Daniel Defoe’s, o referenciado, Robinson Crosué, invertendo os papéis do naufrago e do nativo. Retratando Crusoé (o ocidental) como um homem grosso e selvagem sem modos e Sexta-Feira (o nativo), como inteligente e mais empático. O filme pode ser considerado como uma crítica à civilização ocidental, às relações raciais e à colonização. 

Ministrante: ANA MARIA BARROS DOS SANTOS
Sala de Exibição: Sala de Vídeo (3º Andar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário