quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Cine-Debate sobre a ditadura civil-militar




Na consciência da necessidade contínua de discutir a ditadura civil-militar, O Fórum de Anistiados Políticos de Pernambuco promoverá um Cine-Debate - no segundo andar do CFCH, na sala de vídeo, às 16 horas dessa quinta-feira (08/11) - com a exibição do filme "Pra Frente Brasil", a que vai se seguir uma discussão sobre a temática com a APAP (Associação Pernambucana de Anistiados Políticos) e os demais presentes. Os debates sobre a ditadura civil-militar, entre seus diversos aspectos, possui intensa importância por sua nefasta atualidade, pois até os dias atuais os arquivos da ditadura continuam fechados ao povo, os corpos dos desaparecidos políticos não foram localizados, e os torturadores não foram punidos. Convidamos os estudantes e todos os interessados em frutificar tal debate.

Segue a sinopse do filme e logo abaixo, link com cenas do mesmo . 

Pra Frente Brasil.
(Brasil, 1982, 105 minutos, ficção - Direção Roberto Farias)

Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".
O filme foi inicialmente censurado pelo regime, apesar de seu diretor, Roberto Farias, ter sido presidente da Embrafilme no auge da ditadura, e o país estar à época em plena redemocratização. A proibição inicial ao filme baseou-se na alínea D do artigo 41 da Lei 20.943, de 1946, que previa "interdição quando a obra for capaz de provocar incitamento contra o regime vigente, a ordem pública, as autoridades e seus agentes".

http://www.youtube.com/watch?v=pQWkY6svvjw

Nenhum comentário:

Postar um comentário