sábado, 17 de novembro de 2012

I CURSO DE TRATO DOCUMENTAL & PESQUISA HISTÓRICA DA UFPE





I Curso de Trato Documental & Pesquisa Histórica da UFPE


O Diretório Acadêmico de História Francisco Julião (DAHISFJ) com o apoio do Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais (NUDOC-UFPE) convida a todos os estudantes de História e demais interessados para o I Curso de Trato Documental & Pesquisa Histórica da UFPE, que contará com oficinas e mesas-redondas, as quais abordam a temática da pesquisa histórica & documentação, nos seus aspectos teóricos, metodológicos e práticos. Este curso objetiva contribuir para preencher uma lacuna no que se refere à oferta desses conteúdos nos cursos de graduação em História, de Pernambuco.
A programação do evento, que realizar-se-á de 26 a 30 de novembro do corrente ano, está direcionada para a práxis documental propriamente dita, ou seja, o modo procedimental adotado para categorias documentais específicas, tais como documentos jurídicos, sindicais, de imprensa escrita, movimentos sociais, correspondências oficiais, etc.
O curso será sediado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mais precisamente em dois espaços, o Auditório Manoel Correia de Andrade (3º andar) e sala ‘G’ (1º andar).
            As inscrições para o curso podem ser realizadas de três maneiras: através do Blog (www.diretoriohistoriaufpe.blogspot.com.br); por e-mail (dahistoriaufpe@gmail.com); ou presencialmente, na sede do Diretório Acadêmico, localizada no segundo andar do CFCH. A taxa de inscrição é de apenas cinco reais. A entrega dos certificados será realizada ao término do evento. Salientando que o comparecimento mínimo por participante para emissão de certificado será de 60% da programação total. Prezando pela qualidade do curso, sobremaneira das oficinas, AS VAGAS SÃO LIMITADAS.


26/11 – SEGUNDA-FEIRA
14:00 h
Credenciamento (até a quarta-feira, 20/10)
14:00 h
Conferência de Abertura: Documentação & Pesquisa Histórica: Apontamentos teórico-metodológicos – Prof. Michel Zaidan Filho.
Local: Auditório Manoel Correia de Andrade
(3º And. CFCH-UFPE)
27/11 – TERÇA-FEIRA
14:00 h
Cine-debate: Notas Metodológicas sobre Pesquisa Documental
Local: Auditório Manoel Correia de Andrade
(3º And. CFCH-UFPE)
16:00 h
Oficina I: Laboratório e Pesquisa Documental
Ministrante: Levi Rodrigues (LAPEH-UFPE)
Local: Sala ‘G’ (1º And. CFCH-UFPE)
28/11 – QUARTA-FEIRA
14:00
às
15:30 h
Oficina II:  Jornais como Fonte Histórica: Método de Análise Documental
Ministrante: Ana Maria Barros (História-UFPE)
Local: Sala ‘G’ (1º And. CFCH-UFPE)
16:00 h
Oficina III:  Trato com Documentos Judiciários: Uma Metodologia Procedimental
Ministrante: Representantes do Arquivo do TRT- 6ª Região – Vera Acioli e Valéria Santos
Local: Sala ‘G’ (1º And. CFCH-UFPE)
29/11 – QUINTA-FEIRA
14:00
às
15:30 h
Mesa-debate: Sindicatos, Movimentos Sociais e Seus Arquivos - Luiz Anastácio Momesso (NUDOC-UFPE)
Local: Auditório Manoel Correia de Andrade
(3º And. CFCH-UFPE)
16:00 h
Oficina IV:  : Pesquisa sobre Movimentos Sociais: Tópicos sobre Arquivos, Acervo e Metodologia
Ministrante: Luiz Anastácio Momesso (Coord. do Núcleo de Documentação Sobre Movimentos Sociais da UFPE - NUDOC)
Local: Sala ‘G’ (1º And. CFCH-UFPE)
30/11 – SEXTA-FEIRA
14:00
às
17:00 h
Conferência de Encerramento: Pesquisa Histórica e Trato Documental: Perspectivas e Problematizações -José Luciano de Cerqueira (História-UFPE).
Local: Auditório Manoel Correia de Andrade
(3º And. CFCH-UFPE)
18:00 h
Confraternização do Curso

Dados Bancários: (O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado via depósito ou transferência bancária)

Thiago Henrique Araújo Silva
AG: 1581 (Caixa Econômica Federal)
Conta Corrente: 00004891-9

Rodrigo Cesar Firmino da Silva
AG: 3505-X (Banco do Brasil)
Conta Corrente: 71.000-8



Mais informações pelo e-mail: dahistoriaufpe@gmail.com ou pelos telefones: 2126.8734 (DA), 9647.8018 (Maicon),  867.8255(Thiago) ou 9401.9273 (Rodrigo).

Atenciosamente, 
DAHISFJ - Gestão DialogAção



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Cine-Debate sobre a ditadura civil-militar




Na consciência da necessidade contínua de discutir a ditadura civil-militar, O Fórum de Anistiados Políticos de Pernambuco promoverá um Cine-Debate - no segundo andar do CFCH, na sala de vídeo, às 16 horas dessa quinta-feira (08/11) - com a exibição do filme "Pra Frente Brasil", a que vai se seguir uma discussão sobre a temática com a APAP (Associação Pernambucana de Anistiados Políticos) e os demais presentes. Os debates sobre a ditadura civil-militar, entre seus diversos aspectos, possui intensa importância por sua nefasta atualidade, pois até os dias atuais os arquivos da ditadura continuam fechados ao povo, os corpos dos desaparecidos políticos não foram localizados, e os torturadores não foram punidos. Convidamos os estudantes e todos os interessados em frutificar tal debate.

Segue a sinopse do filme e logo abaixo, link com cenas do mesmo . 

Pra Frente Brasil.
(Brasil, 1982, 105 minutos, ficção - Direção Roberto Farias)

Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".
O filme foi inicialmente censurado pelo regime, apesar de seu diretor, Roberto Farias, ter sido presidente da Embrafilme no auge da ditadura, e o país estar à época em plena redemocratização. A proibição inicial ao filme baseou-se na alínea D do artigo 41 da Lei 20.943, de 1946, que previa "interdição quando a obra for capaz de provocar incitamento contra o regime vigente, a ordem pública, as autoridades e seus agentes".

http://www.youtube.com/watch?v=pQWkY6svvjw

sábado, 25 de agosto de 2012

ATO PÚBLICO - Pra não cair no esquecimento




O Diretório Acadêmico de História Francisco Julião (DAHISFJ) – representante da Federação do Movimento Estudantil de História (FEMEH) –, vem por meio deste, convidar estudantes, professores, trabalhadores, desempregados, donas de casa, acadêmicos, e demais integrantes da sociedade civil, para o ato público que reivindica a abertura de todos os arquivos da ditadura; punição dos agentes torturadores e localização dos “corpos” dos desaparecidos políticos. O ato é promovido pelo Fórum da Anistia coordenado pela Associação Pernambucana de Anistiados Políticos (APAP), e realizar-se-á próxima terça-feira, 28 de agosto do corrente ano, a partir das 17 horas, na casa da cultura do Recife – antiga Casa de Detenção – (Rua Floriano Peixoto, nº 905 – Santo Antônio). Divulgue, participe, compareça. Não podemos permitir que essa história caia no esquecimento. Que seja feita Justiça social, não apenas por aqueles que foram perseguidos, torturados e mortos, mas sim pelo povo brasileiro que até hoje ainda não teve direito pleno nem a sua memória, nem a sua história e tampouco a Justiça. E isso depende de nós, coletividade. 


Para mais informações: apap.anistiape@bol.com.br // dahistoriaufpe@gmail.com



terça-feira, 31 de janeiro de 2012

VI CURSO DE FÉRIAS - Liberdades e Repressões: Um Olhar Crítico da Atualidade (13 à 17 de fevereiro, CFCH-UFPE)


     O Diretório Acadêmico de História Francisco Julião (DAHISFJ) promoverá entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2012 o VI Curso de Férias de História da UFPE com o tema Liberdades e Repressões: Um Olhar Crítico da Atualidade. O evento será realizado no prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) no auditório Barbosa Lima Sobrinho no térreo. Este evento será composto e apresentado em mesas redondas, discussões e apresentações. Haverá emissão de certificados.