quinta-feira, 15 de abril de 2010

SEMINÁRIO NACIONAL JUVENTUDES PERNAMBUCANAS: UM BALANCO A PARTIR DO SÉCULO XX



O Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD), com o apoio financeiro do CNPq, promove nos dias 29 e 30 de abril, o Seminário Nacional sobre Juventudes Pernambucanas, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (CFCH/UFPE). A idéia é reunir um grupo de especialistas em juventude e movimentos juvenis para conferências, mesas-redondas e painéis, abertos para estudantes, pesquisadores e o público em geral. Na oportunidade, teremos lançamento de livros e uma exposição do projeto “Memória das Juventudes Pernambucanas”, do NEEPD. Entre os temas que serão debatidos por estudiosos vindos de outras partes, da própria UFPE e da região Nordeste, questões da juventude contemporânea, suas manifestações políticas, estéticas e sociais. Queremos estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores locais e nacionais, de forma a incrementar o acervo de trabalhos e pesquisas sobre o tema e constituir uma rede de instituições e pessoas que estudam o assunto. 

 Michel Zaidan Filho
(Coordenador do NEEPD/UFPE)


SEMINÁRIO NACIONAL JUVENTUDES PERNAMBUCANAS:
UM BALANCO A PARTIR DO SÉCULO XX


DATA: 29 E 30 DE ABRIL DE 2010;
HORÁRIO: 09 às 12 Horas e 14 às 17 Horas .
LOCAL: AUDITÓRIO DA FILOSOFIA, 15º andar do CFCH;


PROGRAMAÇÃO / CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
29 de Abril – Quinta-Feira
08:00 – 09:00
Finalização das inscrições.
09:00 – 10:00
Sessão de Abertura / Saudação aos participantes.
10:00 – 12:00
CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Condição Juvenil e Modelos Contemporâneos de Análise Sociológica das Juventudes Prof. Dr. Luis Antônio Groppo (Unisal-SP).
INTERVALO
14:00 – 16:00
Percepções e Imaginário da Juventude Paulo Marcondes (Ciências Sociais - UFPE); Padre Reginaldo Veloso (Morro Conceição-Recife).
16:00 – 16:30
PRÉ-LANÇAMENTOS DOS SEGUINTES LIVROS: O Pensamento das Juventudes Brasileiras no Século XX (Orgs. Michel Zaidan Filho e Otávio Luiz Machado); Práticas e Perspectivas da Juventude Contemporânea (Orgs. Janice Tirelli, Luís Antônio Groppo, Michel Zaidan e Otávio Luiz Machado); Repúblicas Estudantis de Ouro Preto: Trajetórias e Importância (Otávio Luiz Machado); Repúblicas Estudantis e Construção de um Projeto de País (Otávio Luiz Machado). HAVERÁ SORTEIO DE LIVROS PARA OS PARTICIPANTES.
16:30 – 18:30
Movimento e Expressões Culturais da Juventude Brasileira Severino Vicente (História - UFPE); Isabel Guillen (História - UFPE); mediação: Maria do Socorro Abreu e Lima (História - UFPE).
30 de Abril – Sexta-Feira
09:00 – 10:50
Militância, Participação Política e Movimento Estudantil Marcos Mesquita (UFAL); Otávio Luiz Machado (NEEPD-UFPE).
11:00 – 12:30
Novos Movimentos Juvenis e expressões dos jovens contemporâneos – Patrícia Cristina Aragão Araújo (UEPB); Adjair Alves (UPE).
INTERVALO
14:00 – 16:00
Plano Estadual de Juventude de Pernambuco Pedro Mendes (Secretário de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco); Michel Zaidan Filho (NEEPD-UFPE).
16:00 – 18:00
Juventude, Consumo e Publicidade Maria Eduarda Mota Rocha (UFPE); Paulo Cunha (PPGCOM-UFPE); mediação: Michel Zaidan Filho (NEEPD-UFPE).
18:30 –  20:00
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: Educação, Cultura e Política: Pela Verdade, Justiça e Memória Profa. Dra. Janice Tirelli (UFSC).


INSCRIÇÕES:

- Gratuitas para estudantes de graduação da UFPE ;
- Para outras categorias a taxa será de R$10,00;
- Vagas limitadas (100);
- Download do formulário de inscrição aqui. Reenvie, após preenchido para o email: dahistoriaufpe@gmail.com e aguarde a resposta da organização para efetividade da sua inscrição.

INFORMAÇÕES: 

- TELEFONES: 2126-7351(NEEPD);  8870-3623 (Maicon); 9715-7846 (Otávio).
- E-MAILS: neepd@ufpe.br; dahistoria@gmail.com.
- Ou pessoalmente na sala do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD), CFCH-UFPE, 14º andar.
 

NOMES CONFIRMADOS PARA O EVENTO
 
ADJAIR ALVES: Professor do Campus de Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE). Atua como pesquisador nos seguintes temas: cultura, Infância, juventude, escola, família, gênero, estudos da contemporaneidade. Alguns dos seus trabalhos são: “Cultura Juvenil e Mudança Social: um diálogo com o movimento hip hop na periferia de Caruaru-PE”; “Hip-Hop: construindo um campo de luta pela cidadania”; “Culturas Juvenis na periferia de caruaru”; Galeras e o movimento de cultura de rua”. Coordena o projeto “Cultura e Política no Agreste de Pernambuco: uma interpretação das performances juvenis e suas linguagens no contexto social urbano”, cujo objetivo é explorar as formas como os jovens, urbanos, integrantes de movimentos culturais, das cidades que compõem a Mesorregião do agreste de Pernambuco, constrói suas formulações sociais sobre o mundo e sobre si mesmo. Como eles se percebem na estrutura social enquanto parte da realidade social.
 
JANICE TIRELLI: Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como extensionista junto às escolas públicas; organizações e movimentos sociais e movimentos comunitários relacionados do planejamento urbano, aos direitos humanos e coletivos juvenis. Demais temas de interesse: subjetividade contemporânea, sociologia urbana, cultura política, movimentos sociais e processos participativos. Autora de “Reinvenções da Utopia: a militância política de jovens nos anos 90”; “Os jovens anticapitalistas e a ressignificação das lutas coletivas”; “A Sociedade Vista pelas Gerações”; “Educação Política e as novas sociabilidades juvenis”; e vários outros trabalhos.
 
JOSÉ ALBERTO SALDANHA DE OLIVEIRA: Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É Coordenador da Pesquisa “Memórias Reveladas: as Lutas Políticas em Alagoas (1964-1985)”. É autor de “A UNE e o Mito do Poder Jovem”; “A Mitologia Estudantil: uma abordagem sobre o movimento estudantil alagoano”; “O movimento estudantil em Alagoas: uma abordagem e algumas reflexões” e outros trabalhos.  Tem experiência na área de História , com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas: Memória, Mito político, Identidade, UNE.
 
LUIS ANTÔNIO GROPPO: Professor e Pesquisador da Pós-Graduação da Universidade Salesiana de São Paulo. Atua como orientador e interlocutor de vários trabalhos relacionados à educação, juventude e participação. É autor de “Juventudes. Ensaios sobre Sociologia e História das Juventudes Modernas”; “1968: Retratos da Revolta Estudantil”; “Introdução à Pesquisa em Educação”; e tantos outros trabalhos.
 
MICHEL ZAIDAN FILHO: Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do Departamento de História da UFPE. É Coordenador do Projeto “Aspectos da Memória das Juventudes Pernambucanas: Novas Configurações e Transmutações (1973-1985)” (financiado pelo CNPq). Seus interesses de pesquisa e de debates giram em torno dos temas atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Comunismo, Política, Brasil, Democracia e Política. É autor de “Juventude, Cidadania e Globalização: notas para uma agenda político-pedagógica”, Aspectos da Participação dos comunistas no movimento estudantil de Pernambuco (1920-1964)”, “Movimento Estudantil Brasileiro e a Educação Brasileira” (co-participação) e tantos outros.
 
OTÁVIO LUIZ MACHADO: Pesquisador do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD) da UFPE. É coordenador de Atividades do Projeto “Memórias das Juventudes Pernambucanas (apoiado pela Proext-UFPE). Seus temas de interesse e de pesquisas estão voltados para a juventude universitária nos anos 1960, a juventude das periferias nos anos 1970 e a memória das juventudes brasileiras no século XX.  É Co-organizador de publicações e de pesquisas no âmbito do NEEPD, com destaque para “Movimentos Juvenis na Contemporaneidade”, “Juventude e Movimento Estudantil: Ontem e Hoje” e outros trabalhos.
 
PATRÍCIA CRISTINA ARAGÃO ARAUJO:  Professora do  Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atua com os principais temas: Identidade, História da Educação, Educação rural, Migrações, Literatura de cordel, Interculturalidade, Cultura, Cultura Afro-brasileira e Ensino de história. É autora dos trabalhos “Nos espaços da extensão universitária a inclusão de sujeitos e culturas:  saberes que formam e educam”; “APRENDENDO A CONVIVER NUMA SOCIEDADE MULTIFACETA”, Na pedagogia do Spray o lugar da Arte na rua: tecidas no grafite” e tantos outros;
 
REGINALDO VELOSO: Educador, Mestre em Teologia e História, escritor, compositor e especialista em liturgia. Padre Reginaldo Veloso, foi um dos fundadores do ITER - Instituto Teológico do Recife e um dos braços direitos de Dom Helder Câmara. Ex-Pároco do Morro da Conceição, atualmente é assessor das CEBs, do MAC e do MTC - Movimento de Trabalhadores Cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário